29 outubro 2012

Auto-Imagem Negativa


Não Gosto de Mim!

Há alguns dias uma cliente minha estava a dizer-me: "No meu trabalho tratam-me como se eu fosse lixo!"

Muitas pessoas são criticadas e acusadas quase constantemente. No trabalho são consideradas desactualizadas ou mesmo incompetentes. Na família enfrentam enormes dificuldades, nos relacionamentos com o cônjugue, com os filhos ou mesmo com os pais. Elas são culpadas de tudo o que acontece ou deixa de acontecer, mesmo que não tenham nada a ver com o assunto. Muitas vivem numa profunda solidão, estando rodeadas pela família e colegas. E nem se apercebem que estão simplesmente a sobreviver, num sistema de "quando...então..." — quando o meu filho deixar de ser tão rebelde, então o ambiente lá em casa vai melhorar; quando eu conseguir um trabalho mais interessante, então começo a arranjar-me melhor; ... E enquanto esperam que as coisas melhorem, nem reparam que estão a passar anos, por vezes décadas.


O que fazer?
Como podes sair dessa teia que te envolve completamente, te tira a esperança e te paralisa?

Um aspecto importante é a tomada de consciência, o desenvolvimento da visão e da capacidade de análise. Quando observamos situações concretas, normalmente verificamos que foi feita uma análise grotesca e completamente distorcida. Por exemplo, quando é dito "Fazes tudo errado!" e vamos observar concretamente o que aconteceu, muitas vezes encontramos alguma coisa errada no meio de um dia inteiro de trabalho bem feito. Ou quando o marido diz "Estás sempre contra mim!" e verificamos que ela até o tenta apoiar em muitas coisas. Estas noções distorcidas ou mesmo mentirosas, acabam por se tornar para ti como verdades absolutas, fazendo com que a tua auto-imagem e auto-confiança fiquem destroçadas e influenciando fortemente as tuas emoções e atitudes. Ou seja, muitas das coisas em que acreditas acerca de ti mesmo, são mentiras que foram sistematicamente gravadas na tua mente, ao longo de anos, e as quais passaste a aceitar como sendo verdades. Essas mentiras fazem com que  tenhas uma imagem distorcida de ti próprio, levando-te a agir de acordo com essa imagem ou com a revolta que ela provoca.
Precisas de identificar essas mentiras camufladas e de as confrontar e abandonar. Precisas de perceber quais as verdades que foram abafadas e de as repor na tua mente. Só assim poderás encontrar o teu verdadeiro eu e a tua paz interior.

Com a ajuda de Counselling, podes aprender a identificar os sabotadores específicos que se desenvolvem na tua mente para te tirar a alegria, te impedir de desenvolver e crescer. Podes aprender estratégias para te libertares deles e desenvolveres padrões de pensamento e atitudes que te ajudem a identificar e usar o teu potencial pessoal para alcançares os teus objectivos, em vez de os boicotar constantemente. E podes aprender a apreciar o novo "eu" que estás a descobrir dentro de ti.



21 outubro 2012

Conflitos no Casamento


Muitos casais, quando olham para aquilo que têm, só podem concluir que é zero. O relacionamento, a intimidade, a comunicação ficaram algures pelo caminho. E muitas vezes eles já nem sabem onde, nem sabem desde quando vivem como dois estranhos.



O que fazer?
Quando o percurso de afastamento foi muito longo, o caminho de volta precisa de algum trabalho. É preciso começar a investir no relacionamento mas com sensibilidade, sem pressionar ou tentar obrigar o outro.

Algo que está sempre presente num conflito é o medo, em ambas as partes (medo de ser mais ferido, de se expor, de ficar demasiado vulnerável, dos riscos que isso representa). Numa situação de conflito, muito do que as pessoas fazem ou deixam de fazer é em auto-defesa; é para se protegerem. E esta auto-protecção muitas vezes assume a forma de ataques ao outro, mais ou menos velados, por vezes de forma bastante dura. Atiram-se coisas à cara do outro; dizem-se coisas que ferem profundamente e destroem; cobra-se tudo o que se fez ou deixou de fazer; ataca-se, por vezes de maneiras muito baixas, a feminilidade ou a masculinidade do outro. Muitas vezes estas são atitudes desesperadas para restaurar um relacionamento moribundo. Mas não é "batendo" que vamos reanimar algo que está quase morto.

Se queres restaurar o teu relacionamento precisas de mostrar que estás disposto(a) a lutar por isso mas de forma "lícita". É fundamental haver um compromisso de trabalhar nesse sentido, mas sem jogadas baixas. Enquanto o outro não se sentir seguro na tua presença não vai confiar em ti, não vai baixar as suas defesas. E enquanto não o começar a fazer, não vai ser possível ter um relacionamento.


O caminho de volta precisa de ser feito devagar, de forma tentativa. Começa por pequenas coisas, pequenos gestos que sabes que são importantes para o outro. Usa a tua criatividade e sabedoria mas sem ser intrusivo nem ferir.

Para restaurar um relacionamento são precisas duas pessoas. Mas para começar esse processo bastas tu. Está nas tuas mãos começares a tentar construir algo, até conseguires cativar o outro para a reconciliação e restauração. Mas precisas de entrar nesse percurso com a consciência de que o outro é livre — para aceitar a reconciliação ou para a recusar. Parece um investimento arriscado! Mas a outra opção é permaneceres como estás, num relacionamento morto e desgastante. O objectivo não deve ser aguentares, mas trabalhares para a restauração.


É possível teres a intimidade que perdeste... ou que nunca chegaste a ter!
Estás disposto(a) a investir no teu casamento?