18 maio 2012

COUNSELLING VS. PSICOTERAPIA — 1


Counselling é o mesmo que psicoterapia?
Quais as diferenças?
Como saber qual é o mais indicado para mim?

Apesar de, nos países de língua inglesa e grande parte da Europa, counselling ser tão comum como qualquer outra especialidade na área das psicoterapias, em Portugal continua a ser praticamente desconhecido. Por isso, muitas pessoas me perguntam se counselling é o mesmo que psicologia, ou se é dar conselhos.

Counselling não é o mesmo que psicologia e também não é (de todo!) dar conselhos. Apesar de trabalharmos com o mesmo tipo de problemas que a psicologia, a forma de abordagem é muito diferente.


Para trabalhar com disfunções emocionais ou comportamentais, é saudável haver um leque de opções multidisciplinar. A abordagem que resolve o problema de uma pessoa, pode ser ineficaz para outra pessoa, mesmo que tenha um problema idêntico. Diferentes pessoas podem beneficiar de diferentes abordagens.

Em Portugal, infelizmente, ainda não há abertura e clareza suficiente para que uma pessoa, antes de escolher o especialista, possa ser informada acerca da terapia que ele usa, do tipo de abordagem que faz, de como ele poderá lidar com o seu problema, dos resultados previstos, duração do tratamento, etc. Nos países onde as pessoas têm fácil acesso a este tipo de informação, será muito mais fácil escolherem o especialista mais adequado para si, sem terem que recorrer ao método de tentativa e erro ou, pior ainda, à tentativa que os leva à conclusão de que o seu problema não é possível de resolver.

Na 2ª parte deste artigo vamos ver algumas diferenças entre counselling e algumas das abordagens da psicoterapia. Fica atento!


Sem comentários:

Enviar um comentário