23 setembro 2012

Terapia de Casal


É muito fácil e rápido perder a intimidade e a comunicação no casamento. É fácil cada um não saber o que o outro pensa, sente ou deseja (embora normalmente esteja convencido do contrário). Acabam por ser estranhos, vivendo na mesma casa.

Muitos destes casamentos continuam a "funcionar" na teoria, na aparência, embora na realidade já não haja qualquer relação entre os dois. E para isso não é preciso acontecer alguma coisa dramática. Podes olhar para o teu casamento e sentir que não há nenhum "problema" real. Simplesmente parece que não existe absolutamente nada entre vocês e já nem te lembras desde quando.

Muitos casais pensam que isso é uma crise e ficam à espera que ela passe. Mas o relacionamento não vai voltar a existir, a não ser que faças alguma coisa nesse sentido. E a demora, a espera, só vai aumentar o fosso que há entre vocês e tornar o caminho de volta mais difícil.

Uma das opções de ajuda a que podes recorrer é a Terapia de Casal. Esta pode seguir várias abordagens diferentes. Aqui, refiro-me apenas à abordagem do counselling. Podes ver as características das diferentes abordagens na série de artigos "Counselling vs. Psicoterapia", neste blog.


Posso ter a certeza que a Terapia de Casal vai resolver o meu problema?
Para restaurar uma relação são precisas as duas pessoas envolvidas. Podemos começar a trabalhar só com um dos membros do casal (na maioria das vezes é isso que acontece). Através do trabalho com um, podemos começar a operar muita mudança na relação, reduzindo as situações de conflito e melhorando a comunicação.
Muitos relacionamentos estão simplesmente bloqueados em velhos padrões de reação que sufocam o ambiente. Ao quebrarmos esses padrões negativos, normalmente há um alívio quase imediato, como uma lufada de ar fresco, que é sentido também pelo membro do casal que não queria procurar ajuda. Esse alívio, muitas vezes, acaba por o contagiar e cativar para um trabalho conjunto na restauração da relação.
No entanto, o teu parceiro é sempre livre de escolher a opção que quer. Mesmo havendo uma mudança visível em ti, ele pode continuar a não aceitar mudar a sua forma de agir.

E quando não se consegue a restauração da relação? Qual é o papel de Counselling?
Em algumas situações (por exemplo em alguns casos de violência doméstica) o outro pode continuar a não aceitar colaborar na reconciliação.
Aí, o papel de counselling é promover a tua cura interior e ajudar-te a desenvolver o teu potencial, de forma a conseguires lidar melhor com a tua situação e a fazeres escolhas mais informadas e mais conscientes. É também nosso papel ajudar-te na concretização das decisões que tiveres tomado.

O que precisas de mudar no teu casamento? O que estás disposto a fazer para isso?
Tu podes fazer a diferença!
Se queres ajuda, ou se desejas mais alguma informação acerca desse processo de resolução do teu problema, contacta-nos.

Sem comentários:

Enviar um comentário