16 setembro 2011

Counselling


O que é Counselling? Como funciona? Em que situações pode ser usado?

As pessoas têm tendência para pensar que o seu problema é demasiado grave, que é mesmo assim, que já nunca irá mudar. No entanto, muitas vezes o mais grave que há é um bloqueio, de visão ou de reacção, que faz com que o problema na realidade cristalize e até aumente.

Counselling não trabalha com medicação. Nós não receitamos nem retiramos medicação. É frequente recebermos pacientes que já estão medicados, por exemplo com antidepressivos. Neste caso nós trabalhamos independentemente da medicação e, quando o paciente sente que já não precisa dela, é com o seu médico que ele vai tratar disso.

Então como resolvemos os problemas?
Counselling começa por fazer um trabalho de fortalecimento, capacitação e motivação do cliente. Começamos por trabalhar para alcançar pequenos alvos na resolução do problema. Essas vitórias vão, por um lado, melhorar e aliviar a situação do cliente e, por outro, funcionar como uma poderosa ferramenta de motivação — ele(a) já conseguiu mudar aspectos que considerava impossíveis de alterar, portanto também poderá resolver o resto do problema. Começando por trabalhar a resolução de aspectos práticos e dolorosos, vamos eliminar do caminho muitas coisas que lhe pareciam montanhas inultrapassáveis. É comum, depois de estarmos a trabalhar há algumas semanas, o cliente referir como "irrelevantes" coisas que, no início, lhe pareciam gravíssimas. Na prática, à medida que vamos ultrapassando barreiras, o próprio problema vai ficando mais pequeno e mais fácil de ser vencido.

Fazendo este tipo de abordagem, estamos não só a trabalhar a motivação, mas também a aumentar a resistência emocional do cliente, a capacidade de visão e a habilidade para se tornar um "resolvedor" de problemas. Quando vamos resolver os aspectos mais profundos do problema, o cliente já tem alguma experiência em trabalhar e ter um papel activo para mudar a sua situação.

Tal como em Coaching, Counselling é um treino para mudança; é uma definição de alvos e planeamento e implementação de estratégias para os alcançar. Counselling tem ainda a especificidade do aspecto "clínico", ou seja, de agir onde já há uma situação problemática ou mesmo grave.  Actua a nível emocional em situações como depressão, stress, ataques de pânico, etc., a nível comportamental (vícios, birras, educação parental) e a nível de relacionamentos (resolução de conflitos, comunicação, etc).

Em relação ao teu sofrimento, tens duas opções: olhar para o tamanho do teu problema (e alguns são mesmo gigantescos) e concluíres que nunca serás capaz de sair desse sufoco... ou começares a trabalhar, passo a passo, para o reduzires até ser eliminado.
A mudança da tua vida não está nas mãos do acaso ou de qualquer "golpe de sorte" mas nas tuas mãos. Começa hoje a mudar a tua vida!

www.lisboacounselling.com

2 comentários:

  1. já tinha ouvido falar de coaching, o councelling ainda não me é familiar mas as ideias gerais fazem parte de toda uma aprendizagem ao longo da minha vida...também comecei um blog ainda embrião...cujo tema é vive a vida já...(viveavidaja.blogspot.com)e nele pretendo realçar exactamente essa urgência e capacidade de cada um de tomar a sua vida nas próprias mãos. relativamente ao councelling gostaria de obter mais informações.

    ResponderEliminar
  2. Olá Nina

    O Counselling tem uma forma de funcionamento muito parecida com o coaching. É treino para mudança, para resolução do problema. O cliente tem um papel activo na resolução do seu problema, qualquer que seja: desde depressão até conflitos, vícios, organização pessoal, etc. É trabalhada a independência do cliente, ajudando-o a aprender e desenvolver estratégias eficazes de lidar com as suas situações difíceis.
    Por causa desse papel activo que o cliente tem, o trabalho de Counselling é de duração muito mais curta do que em outros tipos de abordagem. Em média demoramos cerca de 4 a 6 meses para resolver uma situação difícil.

    Por vezes trabalha-se apenas o desenvolvimento pessoal, em clientes que não têm um problema específico mas que querem descobrir e desenvolver as suas capacidades e o seu potencial.

    Em Counselling falamos uma vez por semana, presencialmente ou à distância: Skype ou telefone.


    Este curso ainda não há cá em Portugal e, por isso, também ainda não é muito conhecido.

    Espero ter esclarecido algumas das suas dúvidas. Pode ver mais informação no meu site e, se desejar colocar mais alguma questão, esteja à vontade.

    ResponderEliminar