29 outubro 2012

Auto-Imagem Negativa


Não Gosto de Mim!

Há alguns dias uma cliente minha estava a dizer-me: "No meu trabalho tratam-me como se eu fosse lixo!"

Muitas pessoas são criticadas e acusadas quase constantemente. No trabalho são consideradas desactualizadas ou mesmo incompetentes. Na família enfrentam enormes dificuldades, nos relacionamentos com o cônjugue, com os filhos ou mesmo com os pais. Elas são culpadas de tudo o que acontece ou deixa de acontecer, mesmo que não tenham nada a ver com o assunto. Muitas vivem numa profunda solidão, estando rodeadas pela família e colegas. E nem se apercebem que estão simplesmente a sobreviver, num sistema de "quando...então..." — quando o meu filho deixar de ser tão rebelde, então o ambiente lá em casa vai melhorar; quando eu conseguir um trabalho mais interessante, então começo a arranjar-me melhor; ... E enquanto esperam que as coisas melhorem, nem reparam que estão a passar anos, por vezes décadas.


O que fazer?
Como podes sair dessa teia que te envolve completamente, te tira a esperança e te paralisa?

Um aspecto importante é a tomada de consciência, o desenvolvimento da visão e da capacidade de análise. Quando observamos situações concretas, normalmente verificamos que foi feita uma análise grotesca e completamente distorcida. Por exemplo, quando é dito "Fazes tudo errado!" e vamos observar concretamente o que aconteceu, muitas vezes encontramos alguma coisa errada no meio de um dia inteiro de trabalho bem feito. Ou quando o marido diz "Estás sempre contra mim!" e verificamos que ela até o tenta apoiar em muitas coisas. Estas noções distorcidas ou mesmo mentirosas, acabam por se tornar para ti como verdades absolutas, fazendo com que a tua auto-imagem e auto-confiança fiquem destroçadas e influenciando fortemente as tuas emoções e atitudes. Ou seja, muitas das coisas em que acreditas acerca de ti mesmo, são mentiras que foram sistematicamente gravadas na tua mente, ao longo de anos, e as quais passaste a aceitar como sendo verdades. Essas mentiras fazem com que  tenhas uma imagem distorcida de ti próprio, levando-te a agir de acordo com essa imagem ou com a revolta que ela provoca.
Precisas de identificar essas mentiras camufladas e de as confrontar e abandonar. Precisas de perceber quais as verdades que foram abafadas e de as repor na tua mente. Só assim poderás encontrar o teu verdadeiro eu e a tua paz interior.

Com a ajuda de Counselling, podes aprender a identificar os sabotadores específicos que se desenvolvem na tua mente para te tirar a alegria, te impedir de desenvolver e crescer. Podes aprender estratégias para te libertares deles e desenvolveres padrões de pensamento e atitudes que te ajudem a identificar e usar o teu potencial pessoal para alcançares os teus objectivos, em vez de os boicotar constantemente. E podes aprender a apreciar o novo "eu" que estás a descobrir dentro de ti.



Sem comentários:

Enviar um comentário